Solo e Recursos Hídricos: Conservação, Recuperação e Manejo
O título Solo e Recursos Hídricos – Conservação, Recuperação e Manejo traz para o mundo atual uma das maiores preocupações com a preservação do nosso planeta e dos biomas que compõem toda a estrutura da Terra. O estudo constante de novas tecnologias, metodologias e gerenciamento deve promover um crescimento sustentável e garantir o futuro das próximas gerações.
A importância desse tema nesse século XXI é tamanha que a própria Organização das Nações Unidas (ONU) apresenta em sua agenda de 2030 o tema sustentabilidade e manutenção do meio ambiente como meta de desafio a ser alcançado de forma a que os recursos hídricos e a conservação do solo sejam foco primordial de interesse e responsabilidade politica e social das nações. Tal proposta da ONU já vem sendo empregada por governos em projetos como, por exemplo, cobrança d’água do setor agrícola para minimizar a poluição de rios e lagos e impedir a contaminação de solos. Sendo esse controle realizado pelos denominados Comitês de Bacias Hidrográficas, o que mostra a relevância e atualidade do presente livro.
Esse livro não se propõe a trazer soluções finais e vindouras, o que seria pretencioso; mas apresentar a preocupação e zelo que os autores tiveram em compartilhar seus conhecimentos. Assim, o livro apresenta o que de melhor está sendo realizado no mundo acadêmico e cientifico, de modo a trazer propostas, ensaios científicos e reflexões que permeiem as mentes de todos e todas de modo a podermos trazer uma nova proposta de melhoria a manutenção da qualidade e fertilidade de nossos solos e de técnicas para o uso racional das reservas hídricas do mundo, com os novos conceitos que vem sendo estudados pelas universidades e centros de pesquisas em relação ao bioma terrestre e aquático. Exemplos como a chamada pegada hídrica e claro apresentar uma nova proposta pedagógica em que as novas gerações tenham em mente a responsabilidade em um continuo respeito a nosso lar – planeta Terra.
Nesse sentimento que a organização dessa obra propõe uma leitura critica e atenta às pesquisas que os autores e autoras trazem nessa obra de modo a permitirem a generosidade em compartilhar seus conhecimentos e pensamentos para a formação contínua do leitor e leitora.
Uma boa leitura a você leitor/leitora e que as próximas páginas possam levar a uma reflexão da importância sustentável que esse livro tem como meta e sonho: um mundo novo, melhor e mais harmônico para toda humanidade!
Ariston da Silva Melo Júnior
Solo e Recursos Hídricos: Conservação, Recuperação e Manejo
-
DOI: 10.37572/EdArt_290822675
-
ISBN: 978-65-87396-67-5
-
Palavras-chave: 1. Solos. 2. Recursos hídricos. 3. Sustentabilidade
-
Ano: 2022
- ABRÃO CHIARANDA MERIJ
- ARISTON DA SILVA MELO JÚNIOR
- Armando SILVA AFONSO
- Carla PIMENTEL RODRIGUES
- Carla Rolo Antunes
- Cátia Taborda
- César Santos
- Cristina Fael
- Daniel PIMENTA
- Horácio CARVALHO
- KLEBER ARISTIDES RIBEIRO
- Leandro MULLER
- LEONARDO GERARDINI
- Lídia TERRA
- Manuela Moreira da Silva
- Rafael Marín Galvín
- Sandra CAETANO
- Susana NETO
Artigos
- ATIVOS ECOLÓGICOS E BALANÇO DE CARBONO DE UM ESPAÇO VERDE URBANO – CONTRIBUTOS PARA UMA WATER SENSITIVE CITY
- AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA. CONTRIBUTOS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
- DESEMPENHO EM FILTRO LENTO QUANTO A MELHORIA NO pH E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DE ESGOTO DOMÉSTICO
- EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE COMPOSTOS NITROGENADOS EM SISTEMA DE ALAGADOS CONSTRUIDO
- FLOW VELOCITY STRUCTURE AND TURBULENCE CHARACTERISTICS IN A PARTIALLY VEGETATED CHANNEL WITH RIGID EMERGENT VEGETATION
- HACIA EL BUEN ESTADO QUÍMICO DE NUESTRAS AGUAS CONTINENTALES: ¿SÓLO LAS EDAR SON RESPONSABLES DEL MISMO?
- MONITORAMENTO DA DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO (DQO) EM LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO
- USO EFICIENTE DA ÁGUA EM LISBOA -CÁLCULO DA PEGADA HÍDRICA EFFICIENT USE OF WATER IN LISBON -WATER FOOTPRINT CALCULATION