Planejamento Urbano e Regional: Aspectos Humanos e Socioambientais
A disciplina de Planeamento territorial – independentemente da escala e da geografia em que se foque – está hoje, talvez mais do que nunca, em questão. As vivências urbanas sob o contexto pandémico do último ano, e o seu efeito no agravamento da desconfiança que a palavra “planeamento” vem gerando, põem-na genericamente em causa. O sentimento não é especificamente atinente a este campo de estudo, pois que globalmente as várias áreas do conhecimento estão a ser chamadas ao questionamento de premissas, valores e instrumentos. É a consequência dos tempos actuais, poder-se-á dizer. No entanto, mais do que outras, esta nossa disciplina é por ele afectada já que assenta de modo essencial no acto de planear, de programar o uso do solo por antecipação das dinâmicas de vida social, de desenhar o/um futuro para um determinado horizonte temporal. E este é dominado pela sensação de incerteza. Parece, pois, desaparecer a sua razão de existência na proporção da diminuição das “certezas”, o pressuposto que originalmente fundamentava a disciplina e garantia a materialização do plano em correspondência com elas. Urge então um renovado nexo disciplinar, o qual se vem construindo pela recusa de abandonar o compromisso com a sociedade e suspender a responsabilidade de idealizar e criar soluções que melhorem as condições de vida da(s) comunidade(s).
O conjunto de textos que integra o presente livro denota bem a amplitude de uma dinâmica/prática disciplinar que pesquisa vários caminhos de resposta na senda de um progresso cujo sentido ainda se tacteia. Os tópicos são diversos, como as estratégias de discussão, oscilando entre o pragmatismo e a maior abstracção. Também diversa é a geografia de filiação dos autores e a que referencia a investigação apresentada (Argentina, Brasil, Cuba, México, Panamá, Portugal), assim se provando a transversalidade daquela procura. Nenhuma se dirige especificamente ao contexto pandémico actual, mas todas discutem temas do século XXI, envolvendo os aspectos humanos e socioambientais de que depende a nossa subsistência no planeta. Questionando e implicando o território urbano à escala da cidade/região, respondem à chamada para repensar e actualizar a disciplina – nos temas, nos processos, nas ferramentas. O título do livro reflecte estes ensejo e desafio colocados ao Planeamento Urbano e Regional.
A divisão dos capítulos segundo dois argumentos – “Urbanização e Recursos Naturais” e “Urbanização e Formas de Ocupação” – interpreta a “urbanização”, o tópico comum, como um processo geral onde a edificação e a infra-estruturação estão implicadas, sem haver referência específica ao seu resultado formal. É neste enquadramento que se distinguem (nem sempre facilmente), por um lado, os trabalhos cuja essência é o foco na transformação dos recursos naturais/ambientais envolvidos na urbanização, e, por outro, aqueles que se fundamentam na indagação dos artefactos materiais (e.g. morfologias, etc.) produzidos no âmbito dos processos de urbanização.
A organização da obra, necessariamente subjectiva, propõe um princípio de leitura. Poderia ser outro. Se o leitor abrir o livro ao acaso e optar por esse distinto princípio de leitura, o seu título e âmbito estarão igualmente em consonância.
Sara Sucena
Planejamento Urbano e Regional: Aspectos Humanos e Socioambientais
-
DOI: 10.37572/EdArt_150821408
-
ISBN: 978-65-87396-40-8
-
Palavras-chave: 1. Planejamento regional. 2. Planejamento urbano
-
Ano: 2021
- Taiany Richard Pitilin
- ABRÃO CHIARANDA MERIJ
- Ada Esther Portero Ricol
- ARISTON DA SILVA MELO JÚNIOR
- Caio Augusto Rabello Gobbo
- Denise Gonçalves Lima Malheiros
- Gabisel Barsallo Alvarado
- Generoso De Angelis Neto
- Henrique Dinis
- JOAO DONIZETE LIMA
- Juan Manuel Susena
- Judith Gabriela Hernández-Pérez
- KLEBER ARISTIDES RIBERIO
- LEONARDO GERARDINI
- Leticia Peña-Barrera
- Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
- Maritza González Moreno
- Marley Trajano Lima
- Otavio Henrique da Silva
- Paula Polastri
- Rodolfo Osvaldo Gentile
- Sara Sucena
- Suely da Penha Sanches
Artigos
- “DE UN MAESTRO PARA UN MAESTRO”.
- A METÁFORA DO HIPERTEXTO E A PAISAGEM DA URBANIZAÇÃO EXTENSIVA. ENSAIO EM PROL DE UMA NOVA RACIONALIDADE
- ANÁLISE GEOSSISTÊMICA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE DO PERÍMENTRO URBANO DE MARABÁ
- AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A CAMINHABILIDADE EM CAMPI UNIVERSITÁRIOS
- EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO POR SISTEMA ALTERNATIVO BASEADO POR WETLAND
- ÍNDICE DE PERFORMANCE DAS CALÇADAS
- INTERACCIONES ENTRE PROCESOS EROSIVOS Y ACTIVIDAD ANTROPO-FAUNÍSTICA EN LAS SIERRAS DE BRAVARD Y CURAMALAL Y PIEDEMONTES ALEDAÑOS, PROVINCIA DE BUENOS AIRES
- LA FORMA URBANA Y SU IMPACTO EN EL ABANDONO DE LAS VIVIENDAS. SOLUCIONES AL DISEÑO URBANO DEL FRACCIONAMIENTO LAS HACIENDAS EN CIUDAD JUÁREZ, CHIHUAHUA, MÉXICO
- LA VIVIENDA PROPIA COMO FACTOR DE ÉXITO
- PARCERIAS E COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS - UMA ESTRATÉGIA PARA URBANIZAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÃO DESORDENADA
- PLANES REGIONALES: UNA EXPERIENCIA DE GESTIÓN Y REVITALIZACIÓN EN LA CIUDAD DE SÃO PAULO
- PROCESOS DE REMOCIÓN EN MASA E IMPLICACIONES AMBIENTALES (PARTIDO DE TANDIL, PROVINCIA DE BUENOS AIRES)