Artigo - Editora Artemis

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O DIGITAL AO SERVIÇO DO PATRIMÓNIO GEOMINEIRO NO GEOPARK NATURTEJO MUNDIAL DA UNESCO – “Monforte da Beira na Idade do Ferro”

O DIGITAL AO SERVIÇO DO PATRIMÓNIO GEOMINEIRO NO GEOPARK NATURTEJO MUNDIAL DA UNESCO – “Monforte da Beira na Idade do Ferro”

A visita a geossítios de interesse geomineiro no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO é feita, em certos casos, com algumas condicionantes considerando situações de acessibilidade, vulnerabilidade do próprio património e segurança dos visitantes. Nesse sentido, têm sido produzidas ferramentas que visam superar estas dificuldades, permitindo aos visitantes usufruírem dos locais com visitas virtuais alternativas interpretadas. Um projeto desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO. Do ponto de vista didático, estas aplicações não substituem, de forma alguma, as visitas de campo, pretendem antes auxiliar os alunos e professores em visitas virtuais que complementem o Trabalho de Campo no Geopark Naturtejo, promovendo a sua aprendizagem através de vídeos com recriações de cenários 3D intuitivos construídos a partir do Património Geomineiro do Geopark. As aplicações podem ser utilizadas como preparação de saídas de campo, como conclusão a visitas realizadas ao território ou ainda isoladamente como exemplo em escolas que não tenham possibilidade no momento de se deslocar ao Geopark Naturtejo (www.naturtejo.com). Neste âmbito, a aplicação designada de GeoMonforte aborda a implementação de um protótipo de aplicação multimédia interativa sobre o modo de vida em Monforte da Beira na Idade do Ferro, salientando a recriação de toda a atividade envolvente na extração do minério usando a tecnologia 3D. O principal objetivo deste projeto foi reunir um conjunto de informações sobre a extração do minério na Idade do Ferro e disponibilizar em conteúdo multimédia oferecendo ao utilizador uma experiência tridimensional (3D) próxima da realidade. Foram estudadas várias formas disponíveis de reconstrução virtual que permitam a exposição do património arqueológico. Os conteúdos reunidos na aplicação multimédia bem como todo o material didático, ilustrações e animações 3D estão disponíveis para utilização pelos visitantes do geoparque.

Ler mais

O DIGITAL AO SERVIÇO DO PATRIMÓNIO GEOMINEIRO NO GEOPARK NATURTEJO MUNDIAL DA UNESCO – “Monforte da Beira na Idade do Ferro”

  • DOI: 10.37572/EdArt_1612227127

  • Palavras-chave: Maquete Virtual 3D, Interatividade, geologia, internet, realidade virtual, ensino/aprendizagem

  • Keywords: Maquete Virtual 3D, Interatividade, geologia, internet, realidade virtual, ensino/aprendizagem

  • Abstract:

    A visita a geossítios de interesse geomineiro no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO é feita, em certos casos, com algumas condicionantes considerando situações de acessibilidade, vulnerabilidade do próprio património e segurança dos visitantes. Nesse sentido, têm sido produzidas ferramentas que visam superar estas dificuldades, permitindo aos visitantes usufruírem dos locais com visitas virtuais alternativas interpretadas. Um projeto desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO. Do ponto de vista didático, estas aplicações não substituem, de forma alguma, as visitas de campo, pretendem antes auxiliar os alunos e professores em visitas virtuais que complementem o Trabalho de Campo no Geopark Naturtejo, promovendo a sua aprendizagem através de vídeos com recriações de cenários 3D intuitivos construídos a partir do Património Geomineiro do Geopark. As aplicações podem ser utilizadas como preparação de saídas de campo, como conclusão a visitas realizadas ao território ou ainda isoladamente como exemplo em escolas que não tenham possibilidade no momento de se deslocar ao Geopark Naturtejo (www.naturtejo.com). Neste âmbito, a aplicação designada de GeoMonforte aborda a implementação de um protótipo de aplicação multimédia interativa sobre o modo de vida em Monforte da Beira na Idade do Ferro, salientando a recriação de toda a atividade envolvente na extração do minério usando a tecnologia 3D. O principal objetivo deste projeto foi reunir um conjunto de informações sobre a extração do minério na Idade do Ferro e disponibilizar em conteúdo multimédia oferecendo ao utilizador uma experiência tridimensional (3D) próxima da realidade. Foram estudadas várias formas disponíveis de reconstrução virtual que permitam a exposição do património arqueológico. Os conteúdos reunidos na aplicação multimédia bem como todo o material didático, ilustrações e animações 3D estão disponíveis para utilização pelos visitantes do geoparque.

  • Número de páginas: 14

  • Pedro Nuno Moreira Silva
  • Rui Dias
  • Joana Castro Rodrigues
  • Carlos Neto de Carvalho